"Deixe esse mundo melhor do que encontraste" (Baden-Powell)

domingo, 6 de fevereiro de 2011

E-G-O: Núcleo da personalidade do indivíduo.

Hoje paro pra pensar e me questiono: 'Será o verdadeiro espírito escoteiro ainda existe?'
Já não seguem o 'Escotismo para rapazes' ao pé da letra. Uma especialidade não é feita com o intuito de aprender.
Alguns adultos se sentem donos dos grupos escoteiros, mas esquecem que o movimento escoteiro é feito exclusivamente para os jovens. E é por isso que tantos grupos se dividem, uns poucos acreditam que o M.E. é um movimento de jovens para os jovens.
O que era pra ser simples e apaixonante, se torna em uma tola competição.
Discussões, assembleias, reuniões, rivalidades, expulsões, afastamentos.. Pra que? Pra sustentar o próprio ego? Oo' Não foi assim que BP nos ensinou.
Já não é mais levado em consideração os anos de experiência, a vontade de ajudar e até mesmo a paixão pelo escotismo. Realmente falta humildade. Batem no peito com orgulho, dizendo ser humilde, quando na verdade não possuem a capacidade de olhar nos olhos e dizer: 'Estou errado, me desculpe?'
Ainda tenho que ouvir que o objetivo é sempre o mesmo 'fazer o melhor possível'. Não aguentei, me soou como uma piada e das boas! KKK'
Já parou pra pensar que o teu melhor possível pode ser apenas uma mentira pra sustentar teu ego?
Doi dizer, mas diante da situação atual, estou descrente da existência do verdadeiro espírito escoteiro.. Mas estou aí, espero provar o contrário. Que venham mudanças! Ai lhes ensinarei o que é bater no peito com orgulho e ser humilde. Sim, lhes direi: 'Estava errada, me desculpe?'

@thaisdohawaii -

8 comentários:

  1. Post maravilhoso. Realmente, estamos passando por uma "fase" terrível!! Aonde está aquele espírito escotismo que agente recebeu a um tempo atrás?

    ResponderExcluir
  2. Chato é ter que concordar com tudo o que vc escreveu aí.

    ResponderExcluir
  3. Ficou lá naqueles acampamentos que faziamos a muito tempo atras Léeo, e no nosso coração. Mais ai de nós tentar fazer algo pra mudar, é capaz de sobrar alguam punição ainda. HAHAHAH '-'

    ResponderExcluir
  4. Tudo isso que vc disse é verdade, de fato o espirito escoteiro vem sumindo dentro do Movimento. E o pior de tudo isso, vem sumindo primeiro em uma parcela da chefia.
    Porque nos preocupamos tanto com a chefia, se o movimento é de jovens para jovens? Pois bem, nunca se esqueçam que todo adulto que fez sua promessa escoteira e jurou servir a UEB, está a frente de nossos jovens é um formador de opinião para cada um deles.
    Atentem-se a isso escotistas, coloquem a mão na consciência. As vezes o seu melhor possível precisa ser revisado e com mais esforço e estudo (sim ESTUDO) de cada um dos senhores, o M.E. poderia estar em um caminho diferente.
    Agora para aqueles que querem mudar algo, nunca podemos perder nossas forças e parar de defender o real escotismo, pois se desistirmos teremos falhado.

    ResponderExcluir
  5. É... tem muito IM por aí que precisa de lição de humildade...

    ResponderExcluir
  6. Tens toda a razão em teu post Thais. Infelizmente, em muitos grupos escoteiros, a verdadeira essencia do escotismo foi esquecida. É muito triste saber que grandes grupos escoteiros perdem o seu maior valo (jovens) por simplesmente serem ávidos demais a perceber os erros de seu próprio nariz.

    ResponderExcluir
  7. Nossa muito claro e relevante esse texto !!! fantástico !!!!! eu concordo com todas as virgulas lá descristas !!! e procuro fazer o contrário !!!! espero que meus objetivo adiantes não caiam nessa história, pois o escotismo está em extinção e nós guardiões desse belo movimeto devemos lutar a té a última gota de sanue para reverter essa malefica realidade, e onde fica a honrra de um verdaeiro escoteiro ??

    ResponderExcluir
  8. Excelente seu artigo. Meus parabéns. Não deixe de visitar meus blogs. Um deles http://Escotismoesuashistorias.blogspot.com tenho alem de historias e lendas artigos que dizem muito. O espírito escoteiro é um deles.
    Continue assim. Virei sempre aqui
    Meu abraço.
    Osvaldo um escoteiro

    ResponderExcluir