O sétimo artigo da lei escoteira, "o escoteiro é obediente e disciplinado".
"O Escoteiro obedece, de boa vontade, sem vacilar, às ordens de seus pais, Monitores e Chefes. Como Escoteiro, você se disciplina e põe-se, profunda e voluntariamente, às ordens das autoridades constituídas, para o bem geral. A comunidade mais feliz é a comunidade mais disciplinada; a disciplina, porém, deve vir do íntimo, e nunca ser imposta de fora. Por isso, tem um grande valor o exemplo que você der aos demais nesse sentido." Baden-Powell
Essa lei é de fácil compreensão e difícil mesmo, é pratica-la Oo', por deslizes esquecemos o valor que ela nos transmite e o bem que ela pode proporcionar.
Praticamente é o que o nosso amigo, companheiro de skype, Rafael Celeste, vem nos dizer.
"Sempre que vemos esta lei, pensamos em obediência ao chefe, aos pais e professores. E realmente na grande maioria dos casos, é com eles que ela é aplicada. Mas quem é ou já foi monitor, sabe que durante atividades e acampamentos os elementos sempre se esquecem dessa lei, principalmente aqueles que são encarregados de fazer a fossa.
Mas não é só aos monitores, chefes, pais e professores que devemos obediência. Nossos amigos e irmãos escoteiros também merecem ser incluídos nesta lista.
Esse ano mesmo, no dia 23 de Abril circulava pela Internet uma corrente pedindo à todos os escoteiro que saíssem de de casa com o lenço. Nenhum chefe pediu a mim, nem a tantos outros jovens que seguiram essa ordem. Foi apenas por confiança na palavra dos amigos, que nos passaram a mensagem, e não havia dúvida que a informação era verdadeira.
E aí entra também a disciplina, de se comportar perante a sociedade, ainda mais quando você está representando o Movimento Escoteiro.
A sétima lei se faz importante, quando é cumprida sem ser lembrada, quando naturalmente somos obedientes e disciplinados. Quando nós realmente nos esquecemos dela e à cumprimos naturalmente, é porque ela está funcionando.
'Gostaríamos de nos desculpar pela demora de postagens, infelizmente nos afastamos do blog por motivos pessoais, mas em breve voltaremos sempre alerta para fazer o nosso melhor possível para servir!
//thaís,lóóvi
//thi,arrobinha.
participação especial, Rafa Celeste,lóóviarrobinhatambémº
De fato, "Quando nós realmente nos esquecemos dela e à cumprimos naturalmente, é porque ela está funcionando."
ResponderExcluirA obediência, quando direcionada ao ponto certo, é uma virtude e tanto. "Obedecer" requer humildade, aceitar as indicações de outras pessoas. Fazer isto sem se sentir mal consigo mesmo, é o que chamamos de disciplina.
ResponderExcluir