"Deixe esse mundo melhor do que encontraste" (Baden-Powell)

domingo, 6 de junho de 2010

Plantando uma mudança,

Desde o inicio de sua carreira militar, Baden Powell passou muito tempo em contato com a natureza, com essa convivência ele aprendeu que devemos preservar-la, pois é dela que retiramos tudo o que precisamos para nossa sobrevivência. Também aprendeu que devemos nos adaptar e não destruir-la, afinal nós, seres humanos, fazemos parte da natureza.

E partindo desse principio que Baden Powell criou o sexto artigo da lei escoteira, "o escoteiro é bom para os animais e as plantas".
Se pudéssemos resumir essa lei a uma palavra, eu escolheria 'sustentabilidade' para a mesma. Algo que vem sendo tratado constantemente nos dias atuais, e que BP já ensinava a mais de 100 anos.

Temos um exemplo recente de degradação ambiental decorrente da ação do homem a mancha de petróleo no Golfo do México, na costa estadunidense. Aproximadamente cinco mil barris (totalizando 800 mil litros) de petróleo jorram todo dia, de um vazamento proveniente da explosão em uma plataforma de petróleo naquele lugar. Além da destruição no mar, os ventos jogam o petróleo para o continente, a uma pequena distância da área pantanosa do delta do Mississipi. Ou seja, é um problema para os animais e plantas em terra firme também. E isso também afeta a população na área em questão.

Diferente do que muitos pensam, esse artigo não quer só nos dizer que devemos preservar as plantas e não maltratar os animais. Esse artigo quer nos passar que devemos reestruturar o ambiente já danificado. Nós escoteiros devemos ajudar a preservar o meio ambiente, economizando água e também conscientizando o próximo a economizar, participando de plantio e cuidado com reflorestamento de áreas degradadas, evitando a emissão de gases tóxicos que vem prejudicando cada vez mais a camada de ozônio.
Devemos também apoiar causas, associações que ajudam animais abandonados, associações que são contra o desmatamento das áreas nativas, associações que recuperam animais silvestres que são exportados para a comercialização da pele, e devemos boicotar empresas que usam animais para testes.
Baden-Powell, como grande ser humano e preocupado com a situação da natureza, essa situação que presenciamos atualmente, de agressão à ecologia mundial; quis transmitir a seus jovens comandados a idéia, tanto teórica como prática, de que os escoteiros são protetores da natureza, e que devem fazer de tudo para evitar que ela seja destruída.
O ideal de preservação não se aplica apenas aos participantes do movimento, mas são válidos a todos os homens.
Com gestos de todos, sejam eles grandes ou pequenos, resultará com certeza, um mundo melhor.
Não importa se você plantou arvores, ou se apenas você deixou de jogar aquele copinho de plástico que demora anos para se decompor. O tamanho do gesto não importa, o que realmente importa é que você faça sua parte, que você colabore com a tal sustentabilidade.


Somos protetores sim, e com orgulho!


@tha&thi//lóóviarrobinha <3' @: ~ emconferenciapeloskype.



Um comentário:

  1. ficou muito bom, achei legais as fotos :D
    é bom ressaltar, que essa preocupação com o meio ambiente já vem desde o início do movimento escoteiro, mostrando como BP era consciente e adiantado.

    ResponderExcluir