"Deixe esse mundo melhor do que encontraste" (Baden-Powell)

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Não deixe de sonhar...


Aconteceu o que eu achava que jamais iria acontecer: tive que me afastar do movimento escoteiro. Nunca achei que faria isso como jovem, mas a preparação para o vestibular veio como prioridade frente às atividades que eram minhas portas para o grandioso mundo escoteiro.
Minha guerra contra algumas provas no fim do ano não é fácil. Mas a abstinência de escotismo que eu pensava ser mais uma inimiga nessa guerra, vem se mostrando forte aliada. A ausência semanal do escotismo me faz sim muita falta. Não participar dos acampamentos com as pessoas incríveis que eu conheci dentro do movimento e saber que estou perdendo a chance de conhecer outras semelhantes, causa certa dor. Essa necessidade de participar do movimento escoteiro tem sido uma das minhas maiores motivações para estudar, alcançar o meu objetivo e voltar a aproveitar a minha vida escoteira.
Vida escoteira essa, que eu sinto que me dá vantagens para encarar o vestibular. Aprendi no movimento escoteiro a ter foco naquilo que me é pedido, a analisar as condições do meu desafio, e aproveitá-las. Aprendi a valorizar amizades e a admirar pessoas pelo seu caráter, e que qualquer ajuda de pessoas bem intencionadas é bem vinda. Aprendi que meu estado emocional influencia meu desempenho, e que boas companhias e boas canções podem me ajudar muito em situações difíceis. Assumindo erros coletivos da minha patrulha, assumir meus erros se tornou uma tarefa mais fácil. Identificando também os erros alheios, pude aprender a evitá-los sem cometê-los. Aprendi a encarar situações adversas e a planejar minhas ações diante delas. Aprendi que todo o meu esforço e todas as dificuldades que me separam do meu objetivo são pequenos demais comparados à alegria de conquistá-lo, e percebi que prefiro perder de forma limpa a vencer da maneira errada. Percebi que algumas adversidades se tornam ótimas memórias. Percebi que fazendo o meu melhor possível, não terei do que me arrepender no final de qualquer disputa, independente do seu resultado. Percebi que encarar meus adversários apenas como concorrentes e não como inimigos pode ser melhor para ambos.
Essas são apenas algumas das lições que certamente estão me ajudando esse ano. Só tenho a agradecer a todos que participam, promovem e valorizam o movimento escoteiro, e espero poder retribuir futuramente todo o apoio que me foi dado. SA!

... E lute por todos eles!
Rafael Celeste
G.E. Paraibuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário