"Deixe esse mundo melhor do que encontraste" (Baden-Powell)

terça-feira, 29 de junho de 2010

Corrupção de muitos, honestidade de raros.

No dia 27 de março de 2010, entre 20h30 e 21h30, o Brasil participou oficialmente da Hora do Planeta. Das moradias mais simples aos maiores monumentos, as luzes foram apagadas por uma hora, para mostrar ao mundo nossa preocupação com o aquecimento global. E a UEB, União dos Escoteiros do Brasil, aderiu essa causa.
Infelizmente esse protesto só durou uma hora e muitos que participaram acabaram se esquecendo que temos que economizar todos os dias, a todo tempo. Podemos afirmar com os dados abaixo.
"O consumo de energia elétrica no Brasil cresceu 10,5% no mês passado(abril) em relação a maio de 2009, somando 34,605 mil gigawatts-hora (GWh), segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), ligada ao Ministério de Minas e Energia.
Na comparação entre os cinco primeiros meses de 2010 e o mesmo período do ano passado, a expansão do consumo de energia no País foi de 9,7%. No acumulado dos últimos 12 meses, a alta é de 3,9%. O segmento residencial continua em expansão e, no período, registrou alta de 6,5% no consumo de energia."
(http://www.atarde.com.br/economia/noticia.jsf?id=4506705)

Nós escoteiros, procuramos fazer nosso melhor possível diariamente, economizando água, procurando tomar banhos rápidos, fechando bem as torneiras para que a mesma não fique pingando água, lavando carro com baldes ao invés de mangueiras, varrendo a calçada ao invés de lavá-la. Economizando energia, não deixando uma luz acesa enquanto não estamos presentes, não ligando rádio, televisão e computador ao mesmo tempo. Economizando, também, os próprios recursos usados em nossos acampamentos, como não desperdiçar aquele pedacinho de sisal que dá pra fazer uma emenda, como cortar bambu e madeira demais para as pioneirias.
Entre tantas outras coisas, que por maus hábitos, acabam passando despercebido em nosso dia a dia.
Preservando os recursos naturais, estamos respeitando o bem alheio e nos preocupando com as futuras gerações.
Respeitar o bem alheio inclui também, aquelas carteiras perdidas, os celulares, os documentos que dificilmente são devolvidos intactos aos seus donos, isso quando são devolvidos. Bem como aquele troco errado que quando vem a mais não é devolvido ao comerciante e também aquelas pequenas infrações cometidas diariamente, como furar a fila. Pequenas atitudes desonestas como essas geram problemas enormes, como a política de nosso país.
Baden-Powell ao pensar na Lei escoteira, não deixou esse tema de fora, com o nono artigo da lei escoteira, o escoteiro é econômico e respeita o bem alheio, ele propõe que nós escoteiros façamos jus a honestidade e a confiança que a nós é investida.

Sábado na Pré Vigília Pioneira, nós pioneiros e ponte pioneiros,chegamos a uma conclusão única, de que a mudança deve começar por nós mesmos, com pequenos atos. Assim gota a gota nós encheremos um rio que transbordará nos oceanos e será levado à mundo todo. E que não importa o passado, erros todo mundo comentem, devemos ser humildes para reconhecê-los e guerreiros para consertá-los. E com esse mesmo pensamento que apelo. Parem e pensem nos seus atos, os dois reais a mais no seu troco, no futuro se tornará no ‘mensalão’ daqueles políticos que você tanto critica. Lembre-se, ‘gota a gota nós encheremos um rio que transbordará nos oceanos e será levado à mundo todo’.
As mudanças devem começar em você, nos seus atos, nas pequenas infrações que você nem dá valor e que são as que mais merecem.

@thaisdohawaii
@thiago_adami
lóóviarrobinha <3' @:

ps' ultima foto, eu e o hugo linds na pré vigília *-*

Um comentário:

  1. É justamente isso. As pessoas criticam tanto os políticos corruptos (com razão) mas se esquecem de que a desonestidade não está apenas nas grandes coisas. O que impedirá uma pessoa que percebe o troco a mais, e não devolve, de desviar dinheiro público, se tiver a chance? Não é tão diferente, a ser desonesto é um grave defeito, independente da magnitude dos atos.

    ResponderExcluir