O ESCOTEIRO É LEAL
"Lealdade se encaixa naquele grupo de palavras que não são explicadas e muito menos ilustradas, mas sim sentidas em raras oportunidades, nas quais são grafadas profundamente em nossas almas e dificilmente apagas. Momentos esses que em sua maioria surgem nas condições mais adversas que nos são proporcionadas pela vida. Não foi em diferentes condições que tive uma das maiores mostras de lealdade, vinda de um de meus mais valiosos amigos.
Em uma viajem, realizada em 2009,coincidentemente onde conheci a Thaís, eu e o Renan passamos por mais uma difícil etapa de nossa vida escoteira, uma jornada de 48 km pela noite, realizando algumas tarefas durante o percurso.
Fomos a primeira dupla a sair, levando uma mochila, um celular para gravar trechos de conversas durante a noite e disposição para a caminhada sobre o céu estrelado.
No início fomos cantando e conversando sobre o que já havíamos passado em nossos tempos de tropa escoteira e de amizade além do grupo. Porém com o avançar da noite e a chegada do cansaço, o frio, a escuridão e os erros de percurso, fomos nos abatendo e apenas a nossa vontade de não desapontar um ao outro fez com que seguíssemos em frente.
Algumas horas antes do nascer do sol o cansaço físico e o frio tomavam conta de nossos corpos e mentes. Após uma parada para realizar a quadrícula, nossas pernas constantemente atacadas por câimbras praticamente não respondiam mais e pensamos em desistir. No entanto, apoiando um sobre o outro, nos levantamos e seguimos adiante. O sol já começava a aparecer timidamente quando finalmente chegamos para a última etapa da jornada. Sustentados pela amizade seguimos até a última subida, onde desabamos após finalmente completá-la.
Naquele dia passamos por mais um desafio juntos, nos ajudando, como muitos outros antes, mas em proporções que superava qualquer outra. Pode ser que se não tivéssemos realizado a jornada juntos, tivéssemos desistido, mas por nossa leal amizade, e um pouco de competitividade, seguimos em frente e passamos por mais este desafio. "
Gabriel Miler
G.E. Jean Philippe Cousteau - 173º SP
Como exemplificado acima pelo pioneiro Gabriel, a lealdade é um dos adjetivos mais valiosos de um escoteiro, bem como um dos mais valiosos adjetivos de um ser humano digno.
Um escoteiro é honesto, é leal a si mesmo, ou seja, respeita suas próprias verdades, seus próprios limites. Por ser leal, um escoteiro é digno da confiança de sua pátria, de seus amigos, de seus familiares e até mesmo dos desconhecidos, que esperam que você seja correto e faça seu melhor possível para não desapontá-los.
@thaíís//lóóvi
@thiago//arrobinha
<3' @:
"A amizade e a lealdade residem numa identidade de almas raramente encontrada." (Epicuro)
ResponderExcluiramizade não são pra todos e poucas são verdadeiras, amigo de verdade nunca te viu chora pq quando vc chorou ele estava com os ombros encharcados de lagrimas, amigo de verdade nunca de viu triste pq ele sempre te animou, um amigo nunca te viu desistir pq foi com vc até o fim, um amigo nunca te disse não apenas disse estarei do seu lado, um amigo não pergunta como vc esta hj ele sabe oq vc sente, o amigo não sabe seus defeitos só suas qualidades, o amigo é pra toda a vida e não pra um momento, tudo se acaba mas a amizade jamais...
ResponderExcluirby:Bóis
parabens ae miller pelo texto beim bonito pelas e sabias palavras...
parabéns pela iniciativa, uma ideia diferente e bem legal
ResponderExcluirmuito criativo e interessante essa discussão das leis, estou acompanhando diariamente pra lembrar dos meus tempos de escoteiro!
ResponderExcluirparticularmente esse eh o artigo da lei que eu mais gosto =D
ResponderExcluirapesar de estar um tempo afastada do movimento, lendo aqui me dá vontade de voltar as atividades, obrigada =D
muito bom :P
ResponderExcluir