"Deixe esse mundo melhor do que encontraste" (Baden-Powell)

terça-feira, 18 de maio de 2010

O Escoteiro está sempre alerta..

...para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação"
Terceiro Artigo da Lei Escoteira.

Nos outros post's tivemos depoimentos de membros do movimento escoteiro, mas nesse pensei em um escoteiro, um escoteiro especial, que não está mais entre nós e que é fonte de inspiração para muitos, ele realmente vivênciou profundamente essa lei.

"Na noite de 1938, o escoteiro Caio Viana Martins, jovem de 15 anos estava com seu destino marcado. Viajava de trem com seu grupo escoteiro, em uma excursão cultural a cidade de São Paulo. A viajem desenrolava perfeitamente até que um grave acidente aconteceu, dois trens se chocaram. Muitos vagões descarrilharam, outros engavetaram e alguns se levantaram.
O vagão ocupado pelos escoteiros saltou dos trilhos. Os escoteiros que resistiram ao impacto se reuniram para ajudar os feridos, improvisando macas, fazendo fogueira e tirando os feridos de locais perigosos. Os primeiros socorros só chegaram com o amanhecer do dia.
Caio Viana recebeu uma forte pancada na região lombar, sofrendo esmagamento das víceras e hemorragia interna. Pouco depois quando seria levado à cidade e notando que um enfermeiro se aproximava para ajuda-lo, olhou ao seu redor e viu que havia outros feridos. Retrucando o enfermeiro, ele disse:" Não. Há muitos feridos aí. Deixe-me que irei só. Um escoteiro caminha com as próprias pernas".Acompanhado dos amigos, seguiu andando, até a cidade. Ao chegar na cidade foi levado para a Santa Casa, onde veio a falecer às 14h na presença de seus pais."

Essa lei nos mostra valores que atualmente não é muito comum de se ver. Gestos simples, como um abraço, um sorriso, uma palavra para aqueles que precisam, é uma boa ação. Uma campanha para arrecadar alimentos ou roupas para os necessitados é uma boa ação. Ser cortês, gentil, educado também é uma boa ação. São coisas simples, mas que apresentam um valor imenso e por descuido deixamos de lado em nosso dia a dia.
Você deixaria sua comodidade, seu conforto para ajudar a quem precisa?
Você, nas condições de Caio, daria seu lugar ou melhor dizendo, sua vida pelo próximo?
Você daria seu lanche a aquela criança que está passando fome na rua?
Você deseja 'bom dia' para aqueles desconhecidos que passam por você?
Você ajuda alguem quando percebe que essa pessoa está com alguma dificuldade?
Você dá seu lugar no onibus a um idoso?
E já parou pra pensar como a nossa convivência seria melhor se pequenos gestos como esses fossem feitos diariamente por todos?
Existem muitas pessoas passando necessidades, e nós, o que fazemos? Ficamos reclamando, quando uma comida está sem sal, sendo que muitos não importariam nem se ela estivesse crua, ou quando estamos com frio, mesmo cheio de blusas e numa casa quentinha, sendo que muitos estão no relento, sem blusa alguma. Esse questionamento todo nos leva a refletir, como podemos ser tão egoístas e mesquinhos.


"Tentem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram e, quando chegar a vez de morrerem, possam morrer felizes com o sentimento de que, pelo menos, não desperdiçaram o tempo, mas sim fizeram o melhor que puderam"
(Baden Powell)


@thaíís!

3 comentários:

  1. Questionamento foda, acredito que poucos param pra pensar nisso.

    Thaís, estou adorando o blog é como se fosse uma continuação da sua apresentação no colégio. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Lei que faz vc pensar mto.. Que orgulho que da de fazer parte do movimento qndo vc lê oque aconteceu com o Caio Viana Martins, que gesto esse dele..

    Parabéns pelo Blog, excelente ;D

    ResponderExcluir
  3. Bom isso nem tem o que questionar esse ai é e sempre sera uns dos meus maiores exemplos no escotismo....depois de BP e claro!
    Parabéns a tds do blog esta otimo XD

    ResponderExcluir