"Deixe esse mundo melhor do que encontraste" (Baden-Powell)

domingo, 26 de setembro de 2010

"Akelá, faremos o melhor...

Uniforme azul marinho, bonezinho, vozes, gritos, correria, brincadeiras pela sede, são eles! Muito conhecido pelas outras seções como praguinhas azuis, peste azul ou até mesmo bobinhos.
Mais nada disso, o responsável por toda euforia nas atividades, são os lobinhos, crianças que estão na Alcatéia tem de 07 à 10 anos e estão divididas em matilhas, sendo que cada uma recebe o nome de uma cor e o seu lema é Melhor Possível!

O pano de fundo da a Alcatéía é "O Livro da Selva", popularmente conhecido como Mowgli, o menino lobo. Assim como no livro, as crianças desse ramo vivem como o Povo Livre da Selva e aprendem a serem livres por meio da solidariedade e de sua própria lei.

O chefe da Alcatéia é a Akelá, que é o lobo mais velho a quem todos os outros lobos devem respeito. E os outros personagens, que são os assistentes do chefe, contribuem pra educação dessas crianças, temos o urso Baloo, que contribui com o caráter e a sabedoria, a pantera Bagheera com a habilidade e força e também a serpente Kaa com a inteligência.
A primeira oportunidade de se conhecer o movimento escoteiro é a Alcatéia. Nesse ramo as atividades são mais leves, pois o lobinho vai ter a oportunidade de começar aprender as coisas básicas do movimento escoteiro, como montar uma fogueira, montar sua barraca, fazer sua própria comida, aprender a trabalhar em equipe, entre outras.
Além de dar os primeiros passos no escotismo, o Akelá e seus auxiliares incentivam o crescimento saudável da criança, tornando-o esperto e obediente.
As atividades são bases que envolvem e estimulam o raciocínio, a disciplina de uma forma divertida.

O lobo tem sua própria lei e promessa, adaptada para sua idade e compreensão.
Lei do Lobinho
I- O Lobinho ouve sempre os Velhos Lobos.
II- O Lobinho pensa primeiro nos outros.
III- O Lobinho abre os olhos e os ouvidos.
IV- O Lobinho é limpo e está sempre alegre.
V- O Lobinho diz sempre a verdade.

Promessa do Lobinho
Prometo fazer o melhor possível para: cumprir com os meus deveres para com Deus e minha Pátria; Obedecer à lei do lobinho e fazer todos os dias uma boa ação.

Considero o ramo lobo um dos mais importantes, pois nele a criança aprende a base de tudo para seu desenvolvimento tanto no movimento, quanto na sua vida. E também, muito gratificante para os chefes e auxiliares que se tornam responsáveis pela formação do caráter dessas crianças.

... Melhor, Melhor, Melhor, Melhor?
Sim! Melhor, Melhor, Melhor!
Atenção Alcatéia, caça livre!
MELHOR POSSIVEL!

Tipicamente lobinho, com o grande uívo, encerramos a postagem.

@thaisdohawaii & ajuda especial Roberto Nassif.
Obrigada Roberto *--*

5 comentários:

  1. Thaa! tá muito legal aqui... é muito interessante saber acerta da atividade que tu pratica e é apaixonada desde pequena! eu vou continuar lendo.. nao deixa de postar! beeijo mana! ;@

    ResponderExcluir
  2. Heheehhe..
    Bacana.. Fui lobinho em meados dos anos 80. Recordo que minha matilha era a "matilha azul"..
    Belas lembranças!!

    ResponderExcluir
  3. Quando eu era criança eu fui lobinho...Acredito que deveríamos incentivar mais nossas crianças a participarem dessas atividades... Nossa sociedade precisar de pessoas mais preparadas, mais responsáveis, mais honestas, ou seja, pessoas melhores. Melhor Possível!

    ResponderExcluir
  4. eu acabei de entrar na alcateia e estou gostando muito. meu nome e ágata e tenho 7 anos do grupo gesp 90 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal de mais Chará! E ai, com 12 anos continue escoteiro?

      Excluir