"Deixe esse mundo melhor do que encontraste" (Baden-Powell)

segunda-feira, 3 de maio de 2010

"E o escoteiro, o que faz no acampamento?"

"...muito trabalha durante o dia inteiro, velhos amigos não perdem ocasião, de reunidos cantar uma canção, stooola pum!"

É com essa canção que hoje contamos um pouco sobre o Acampamento na Ilha de Brownsea, em 1907, o primeiro acampamento escoteiro, sob chefia do eterno mestre BP.

Por volta do mês de Junho de 1907, Robert S.S. B-P. redigiu uma correspondência direcionada para alguns de seus companheiros de exército e de suas esposas, a fim de que seus filhos viessem a participar desse acampamento experimental, que viria a dar início ao Movimento Escoteiro. Assim como acontece atualmente, BP ainda destacou que daria aos jovens todo o adestramento planejado, e também garantiu que daria as condições de alimentação, higiene e segurança para que tudo ocorresse de forma segura. Na carta também ressaltou o que cada garoto deveria arrumar, roupas e materiais, e também pediu que os meninos soubessem ao menos 3 nós básicos no escotismo (direito, escota e volta do fiel). BP também enviou essa correspondência para outras Brigadas, escolhendo 9 membros para participar de seu acampamento. Os convites eram recebidos sempre com entusiasmo, pois era sempre uma honra passar uma semana ao lado do "Herói de Mafeking" (alcunha que BP recebeu, após defender a sitiada Mafeking dos boers).

Após todos os convites serem entregues, BP ainda incluiu seu sobrinho de 9 anos como seu ajudante, vendo que o número original de 18 garotos havia sido ultrapassado. Também convidou o Major Keneth McLaren para o acompanhar.

Então, na noite do dia 31 de julho de 1907, todos os participantes se reuniram, com o objetivo de partir para o que seria o primeiro acampamento escoteiro do mundo. E ao longo da semana seguinte, BP iniciou o adestramento dos rapazes, com o que ele intitulou de "Método Escoteiro".
Baden-Powell dividiu os jovens em 4 patrulhas, identificadas por um pedaço de lã, cada um com uma cor, presa em seus ombros:
- Lobo, de cor azul;
- Touro, de cor verde;
- Maçarico, de cor amarela;
- Corvo, de cor vermelha.
Cada patrulha ainda tinha uma bandeirola, com uma imagem identificando o animal que dava o nome a seu grupo. Todos os dias, as patrulhas se enfrentavam em vários jogos que BP os apresentava. As ordens para os jogos eram sempre de pouca teoria, e de muita prática, a fim de não cansar os adolescentes.

E assim seguiram-se os primeiros dias do mês de agosto daquele ano, até o final do acampamento que tornou o nome e a história daquele local, Brownsea, conhecido por todos os praticantes do Escotismo. Após o término das atividades, Baden-Powell entregou aos jovens uma insígnia com a imagem da flor-de-lis gravada, e no dia 9 de agosto dispensou-os, e os acompanhou para casa.

Atualmente, na ilha de Brownsea, existe uma pedra, em comemoração à esse acampamento histórico, cuja inscrição, em inglês, significa: "Esta pedra Comemora o Acampamento esperimental com 20 rapazes que ocuparam este lugar de 1 a 9 de Agosto de 1907 com Robert Baden-Powell mais tarde Lord Baden-Powell of Gilwell fundador dos Movimentos Escoteiro.

Hoje em dia ainda são seguidas essas tradições para os acampamentos. Em cada um deles é distribuído uma insígnia, um distintivo único, ímpar. Cada patrulha também carrega sua bandeirola com as suas cores, ostentando o animal que dá nome àquele agrupamento.
E além dos valores materiais que Baden-Powell nos deixou em acampamentos, ainda há algo muito maior que os distintivos para serem postos no uniforme, e as bandeirolas para serem carregadas pelos monitores. Os valores da amizade e integridade que cada escoteiro leva todo dia, onde quer que ele vá. Trocamos lenços, apertamos mãos, abraçamos amigos. Fortalecemos nossos laços de amizade em cada encontro, em cada acampamento. Amizades que levamos pra vida inteira, independente da distância ou de qualquer outra coisa, amizades verdadeiras, que só engrandecem nosso espírito e nos dão orgulho de acordar cada dia como um membro da Fraternidade Mundial do Escotismo.


@thiago/lóóvi
@thaís/arrobinha'

5 comentários:

  1. Amizades que levamos pra vida inteira, independente da distância ou de qualquer outra coisa, amizades verdadeiras, que só engrandecem nosso espírito e nos dão orgulho de acordar cada dia como um membro da Fraternidade Mundial do Escotismo.[2]

    ResponderExcluir
  2. Bom gente, aqui que esta comentando é a Larissa, e eu faço parte dessa grande família que é o movimento escoteiro, participando do mesmo grupo da Thais. Faço parte a mais de 10 anos no movimento, e do mesmo modo, não consigo imaginar minha vida sem ele, já que para mim e para muitos, escotismo é também um estilo de vida. Aprecio muito o que vocês dois estão fazendo nesse blog, mostrando para todos que escotismo não é ficar isolado no meio do mato comendo raízes (akakakakakakakakakakaka).
    Para todos que fazem parte desse movimento, não esqueçam de agradecer a cada dia pelo escotismo existir em suas vidas...

    Bjão gente
    Sempre Alerta =D

    ResponderExcluir
  3. Sempre Alerta!

    Nossa é fantastico este blog. A energia de vcs escoteiro é incrivel, mesmo depois de 100 anos estamos aqui..com um blog falando as mesmas coisas de anos atras como algo ainda vivo..latente..e sempre será assim. So quem é escoteiro sabe o quanto pesa um lenço no pescoço e como é tao bom estar com amigos a volta de uma fogueira no fogo de conselho. Vejo com grande felicidade este blog e torço para que sempre tenha novos post]s.
    E me sinto muito orgulhoso e honrado em conhecer e ter como minha amiga a Thais..minha guia preferida!

    Sempre Alerta!

    Rafael lima
    Chefe da Tropa Senior
    01-AM Murilo Braga

    ResponderExcluir
  4. Esse blog está ficando muito bom, tenho certeza que será um dos melhores sobre escotismo no Brasil.

    Parabens!

    Tan Alves, Pio CPA 77/PR

    ResponderExcluir
  5. Sem duvida nem uma o melhor blog sobre escotismo já feito !
    parabens !!
    Se metade da população tivesse esse conhecimento !!!
    Já tava bom d ++!!!

    ResponderExcluir