"Deixe esse mundo melhor do que encontraste" (Baden-Powell)

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Para os escoteiros,

a proteção da vida é parte da Lei e é um reflexo dos princípios que nos guiam.
Nos comprometemos a amar a Deus, criador da vida - a vida humana e toda a vida natural - e a servir ao ser humano, fazendo deste mundo um lugar melhor para todos, os que agora o habitam e os que o habitarao no futuro!



@thaisdohawaii

Ps. Foto da MELHOR patrulha, a Monte Castello *o*

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Uma Questão de Honra

"Que o mundo está se aquecendo, florestas estão sedo cortadas e rios poluídos, todos já sabemos. Também não é novidade para ninguém que o causador disso tudo é o ser humano e toda essa degradação do planeta pode afetar a saúde da nossa geração e principalmente das gerações futuras.
Mas será que esses são os únicos problemas, os únicos motivos que temos para mudarmos essa história? Não há uma questão moral?

Afinal de contas, tudo isso se deve à ganância humana, ao desenvolvimento que não enxerga os problemas que causa. É uma irresponsabilidade, uma infantilidade humana, deixar que isso aconteça.

É como se a humanidade fosse uma criança e o
mundo fosse um quarto cheio de brinquedos. Então a criança brinca e bagunça o quarto, mas não é capaz de arrumá-lo de volta.
Baden Powell, fundador do escotismo, diz que um escoteiro deve deixar o local por onde passa igual ou melhor do que estava. Sejamos todo
s escoteiros e melhoremos o planeta por uma questão de honra, não apenas de sobrevivência. "

(Rafael Celeste - 329º G.E. Paraibuna - SP)


@thaisdohawaii

Obs.: Caso alguem tenha algum texto e quiser compartilhar aqui, me envie um comentário com o teu e-mail, que eu respondo. Os textos serão bem vindos por enquanto, nas férias eu volto com as postagens normais do ciclo do blog.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O Vendedor de Biscoitos

Um aprendizado, uma educação, uma formação. Vários propositos e diversos objetivos em apenas uma escolha de vida. Eu quero ser livre, o herói de minha história, um mero cidadão a caminho da vitória! Minha diversão, minha alegria. E ainda existem pessoas que dizem que a felicidade é momentânea? Deve ser porque nunca tiveram a opotunidade de montar uma barraca, cantar uma canção em volta do fogo. Talvez, um dia, quem sabe, a gente brinque de mundo perfeito. Brincadeira onde todas as pessoas terão, pelo menos uma vez, a oportunidade de colocar o lenço no pescoço e dizer um "SEMPRE ALERTA"
(Léo Penna - G.E. Indaia 235°SP)




@thaisdohawaii

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Caminha com as próprias pernas,

Hum, a tropa escoteira.. otimas lembranças dela!
Praticamente onde começa o aprendizado da vida escoteira.
Nela se encontram meninos e meninas de 10 até 15 anos, divididos em 4 patrulhas que recebem o nome de animais, constelações ou estrelas.
A chefia tem o papel fundamental nessa tropa, eles devem orientar, instruir e dar exemplos aos escoteiros, pois é nesse período que o jovem está desenvolvendo e construindo suas opiniões, seu estilo, seu caráter e principalmente, crescendo.
A tropa escoteira é importantíssima dentro do movimento, é nesse período que o escoteiro aprende a conviver e trabalhar em equipe, respeito a natureza, a colocar em pratica os valores expressos na lei escoteira, além de aprender toda a parte mateira do escotismo, como os nós e amarras, pioneirias basicas e avançadas, comida mateira, entre outras.
Os escoteiros tem a oportunidade de se aventurar, montar sua própria barraca, ou as vezes, seu abrigo, de fazer sua comida. As atividades, na grande maioria, são de competição, onde o jovem se diverte aprendendo. Um escoteiro acima de tudo, aprende a caminhar com a própria perna, deixando a fase da infância e indo para pré-adolescência, se tornando um jovem consciente de seus atos, pronto para enfrentar outra etapa da sua vida escoteira, A TROPA SÊNIOR.

...a tropa escoteira será sempre a mais querida!



----
Mais uma vez, desculpa pela demora entre as postagens.
O Thi deu uma sumida D: e eu to sem tempo, mas prometo voltar a ativa (;

Vou aproveitar pra comentar sobre um blog que conheci essa semana, do Tulio Malaspina.
Vale a pena, eu gostei muito. http://atitudeco.wordpress.com/
@thaisdohawaii

domingo, 26 de setembro de 2010

"Akelá, faremos o melhor...

Uniforme azul marinho, bonezinho, vozes, gritos, correria, brincadeiras pela sede, são eles! Muito conhecido pelas outras seções como praguinhas azuis, peste azul ou até mesmo bobinhos.
Mais nada disso, o responsável por toda euforia nas atividades, são os lobinhos, crianças que estão na Alcatéia tem de 07 à 10 anos e estão divididas em matilhas, sendo que cada uma recebe o nome de uma cor e o seu lema é Melhor Possível!

O pano de fundo da a Alcatéía é "O Livro da Selva", popularmente conhecido como Mowgli, o menino lobo. Assim como no livro, as crianças desse ramo vivem como o Povo Livre da Selva e aprendem a serem livres por meio da solidariedade e de sua própria lei.

O chefe da Alcatéia é a Akelá, que é o lobo mais velho a quem todos os outros lobos devem respeito. E os outros personagens, que são os assistentes do chefe, contribuem pra educação dessas crianças, temos o urso Baloo, que contribui com o caráter e a sabedoria, a pantera Bagheera com a habilidade e força e também a serpente Kaa com a inteligência.
A primeira oportunidade de se conhecer o movimento escoteiro é a Alcatéia. Nesse ramo as atividades são mais leves, pois o lobinho vai ter a oportunidade de começar aprender as coisas básicas do movimento escoteiro, como montar uma fogueira, montar sua barraca, fazer sua própria comida, aprender a trabalhar em equipe, entre outras.
Além de dar os primeiros passos no escotismo, o Akelá e seus auxiliares incentivam o crescimento saudável da criança, tornando-o esperto e obediente.
As atividades são bases que envolvem e estimulam o raciocínio, a disciplina de uma forma divertida.

O lobo tem sua própria lei e promessa, adaptada para sua idade e compreensão.
Lei do Lobinho
I- O Lobinho ouve sempre os Velhos Lobos.
II- O Lobinho pensa primeiro nos outros.
III- O Lobinho abre os olhos e os ouvidos.
IV- O Lobinho é limpo e está sempre alegre.
V- O Lobinho diz sempre a verdade.

Promessa do Lobinho
Prometo fazer o melhor possível para: cumprir com os meus deveres para com Deus e minha Pátria; Obedecer à lei do lobinho e fazer todos os dias uma boa ação.

Considero o ramo lobo um dos mais importantes, pois nele a criança aprende a base de tudo para seu desenvolvimento tanto no movimento, quanto na sua vida. E também, muito gratificante para os chefes e auxiliares que se tornam responsáveis pela formação do caráter dessas crianças.

... Melhor, Melhor, Melhor, Melhor?
Sim! Melhor, Melhor, Melhor!
Atenção Alcatéia, caça livre!
MELHOR POSSIVEL!

Tipicamente lobinho, com o grande uívo, encerramos a postagem.

@thaisdohawaii & ajuda especial Roberto Nassif.
Obrigada Roberto *--*

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

"Você é escoteiro?

.. Séério, que legal!Aprende nó, sobrevivência, vende biscoito?"
Qual escoteiro nunca se deparou com uma pergunta dessa? E o que responder? Oo'
Na maioria das vezes respondem com: 'faço váárias coisas' mais não sabem bem ao certo o que dizer..

Pois é, nessa série de postagens irem
os contar um pouco das atividades escoteiras.

Pra começar, tenho que lhes explicar uma coisa basica, os ramos do movimento escoteiro.
O escotismo está organizado em Ramos, que se distinguem por programas e atividades diferentes;
Geralmente as pessoas pensam que os jovens são divididos por seu tempo dentro do movimento escoteiro e não por sua idade. E estão enganados.
Começam aos 7 anos na ALCATEIA ou ramo Lobo e permanecem nesse até os 10 anos. Quando vão pra TROPA ESCOTEIRA, ficam até os 15 anos.
Quando entram num dos melhores ramos, o RAMO SENIOR, permanecem nesse até seus 18 anos.
Entram no CLÃ PIONEIRO e aos 21 anos tornam-se CHEFES.



Proximo capitulo... ALCATÉIA!

@thaisdohawaii , tentando voltar pro blog. Oo'

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Eu e eu, buscando meu ponto de equilíbrio ♪

Qual escoteiro que nunca "bateu faião" na vida?
E qual escoteiro nunca ouviu um chefe dizendo pros elementos porquinhos que não gostam de tomar banho 'você está descumprindo a lei escoteira'..
Mais será que a décima lei escoteira se resume só nisso? Oo'

A décima e ultima lei escoteira nos diz que 'O escoteiro é limpo de corpo e alma.'
Lógico que o banho, o cuidado com seu corpo e a higiene pessoal são interpretações explicitas nessa lei.
Ser limpo de alma é ser puro, ter uma mente limpa, honesta e sincera. Para fazer um mundo sem conflitos, sem guerras, sem preconceito, para deixarmos o mundo cada vez melhor, melhor do que encontramos.
Para termos um mundo em paz, para atingirmos a pureza e nosso ponto de equilíbrio.




O XII Mutirão Nacional de Ação Comunitária, XII MutCom, cujo tema é "Limpo de corpo, alma e drogas" é um exemplo pratico de aplicação desta lei. O MutCom é feito pros escoteiros e pra você!
Ele começará no dia 11 e 12 de Setembro e vai até o dia 12 de Outubro. Cabe a cada grupo escoteiro decidir participar e colocar a mão na massa, o evento é realizado atravez de atividades que deverão conscientizar a população e os membros juvenis do grupo dos problemas que as drogas causam na sociedade atual, ou seja, dar um banho na alma de todos.


@thaisdohawaii
@thiago_adami
novamente juntos, looviarrobinha <3'


ps' http://mutcomescoteiro.wordpress.com/